vida
Isaac Newton
Ciência
Newton retratado por Godfrey Kneller, 1689 (com 46 anos de idade)
Nacionalidade InglêsNascimento 4 de janeiro de 1643Local Woolsthorpe-by-Colsterworth, InglaterraMorte 31 de março de 1727 (84 anos)
Local LondresAtividade
Campo(s) CiênciaOrientador(es) Isaac Barrow e Benjamin PulleynOrientado(s) Roger Cotes, HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton" \l "cite_note-1" [1] William WhistonConhecido(a) por Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, Leis de NewtonAssinatura
Isaac Newton (Woolsthorpe-by-Colsterworth, 4 de janeiro de 1643 — Londres, 31 de março de 1727)[2] [nota 1] foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Newton construiu o primeiro telescópio refletor operacional e desenvolveu a teoria das cores baseada na observação que um prisma decompõe a luz branca em várias cores do espectro visível. Ele também formulou a uma lei empírica de resfriamento e estudou a velocidade do som.