Newton
Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a demonstrar que os movimentos de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza.
Em uma pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.3 De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional4 .
Índice [esconder]
1 Primeiros anos
1.1 Os primeiros passos na escola
2 Universidade e resumo das suas realizações
3 Contribuições
3.1 Matemática
3.2 Óptica
3.3 Lei da gravitação universal
3.3.1 A queda da maçã e a dúvida de Newton
3.4 As três Leis de Newton
3.5 Alquimia
4 Visão religiosa
4.1 Pontos de vista do fim do mundo
4.2 O movimento rosa-cruz
5 Os últimos anos de vida
6 Obras publicadas
7 Notas
8 Referências
9 Bibliografia
10 Ver também
11 Ligações externas
Primeiros anos
Mecânica clássica
Diagramas de movimento orbital de um satélite ao redor da Terra, mostrando a velocidade e aceleração.
Cinemática[Expandir]
Dinâmica[Expandir]
História[Expandir]
Trabalho e