resumo técnico
Cotagem
Cotagem e a representação gráfica no desenho da característica do desenho por meio de linhas, símbolos, nota e valor numéricos de uma unidade de medidas.
As cotas são utilizadas para demonstrar as medidas de um objeto, indicando sua verdadeira grandeza, sem a necessidade de instrumentos de medição.
A cotagem deve ser representada diretamente no desenho e localizada na vista mais representativa.
A unidade deve ser a mesma para todas as cotas.
Tipos de cotas.
As cotas podem ser funcional, não funcional e auxiliar.
As cotas funcionais são essenciais para o funcionamento da peça, já as não funcionais não interferem diretamente.
Elementos básicos para cotagem.
Para cotar um elemento, deve se utilizar os seguintes elementos de cotagem: linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e cota.
Linha auxiliar: é estreita e continua.
Linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento que esta sendo dimensionado, mas em caso de necessidade, podem ser indicados em 60º
Linha de cota: não deve ser interrompida mesmo que o elemento cotado esteja.
Limite da linha de cota: podem ser representada por setas cujas linhas formam um ângulo de 15º, podendo a seta ser aberta ou fechada e cheia, ou pode se utilizar linhas oblíquas a 45º.
Cota: deve se evitar cruzar a cota (texto) com outras linhas existem dois métodos de cotagem, porem deve ser escolhido somente um para um mesmo desenho.
Tipos de cotagem.
Existem os tipos de contas em cadeia por elemento de referencia e por coordenadas.
Cotagem em cadeia: as cotas são colocadas uma ao lado da outra.
Contagem por elemento de referencia: as cotas são colocadas a partir de um elemento de referencia, podendo ser paralelas ou aditivas.
Indicações especiais.
Elementos eqüidistantes: quando em um desenho são representados elementos eqüidistantes e uniformemente distribuídos, pode se simplificar a contagem.
Elementos repetidos: para evitar a repetição