resumo desenho tecnico
Com evolução dos equipamentos de informática, particularmente nas décadas de 80 e 90, foi tão grande que possibilitou o acesso aos computadores a grande maioria da população em especial no ocidente. O que permitiu o aparecimento de programas computacionais, provocando reformulações dos métodos de trabalho em muitos setores.
O que substituiu a tradicional prancheta pela utilização dos sistemas CAD (computer aided design), e que é aplicado em engenharia civil, arquitetura engenharia mecânica, etc.
A utilização dos sistemas CAD levarão se essencialmente as representações de projeções ortogonais múltiplas (vistas). Consistia praticamente em substituir o trabalho de desenho tradicional em prancheta.
Na década de 90, os sistemas CAD evoluirão para outra filosofia baseada na representação paramétrica de modelos tridimensionais. Os modelos passarão a ser detalhadamente representados podendo-se simultaneamente gerar representações em 2D e 3D.
Hoje é possível obter imagens foto realistas dos objetos em quadrados em uma cena, envolvendo materiais efeitos de luz, câmaras e diversos sombreados para obtenção de imagens (Reading). Os materiais são representados pelas suas propriedades sobre o efeito da luz, desde a cor brilho e transparência, além de poder aplicar textura sobre as superfícies das peças.
São praticamente associados os programas de desenho e de calculo permitindo assim uma ligação bidimensional entre o modulo desenhado e o modelo de analise.
Existe ainda software para simulação de ações dinâmicas a que estarão sujeitos e correspondente a visualização no respectivo modelo geométrico. Vemos a fabricação assistida por computador CAM (computer aided manufacteuring) e de fabricação integrada por computadores CIM (computer integreted manufacteuring).
A tecnologia de CAD 3D para produzir com precisão protótipos de modelos sólidos em resina epóxi, e com isso reduzir os custos de desenvolvimento até chegar ao modulo final. No