Produto , preço e praça
O termo Mix de Marketing (ou Composto de Marketing) foi designado por Neil Borden em 1949 e mais tarde aprimorado pelo professor da Universidade de Michigan , Jerome McCarthy, que os separou e classificou em 4 segmentos amplos de atividade: Produto, Preço, Praça e Promoção , também conhecidos como "Os 4 P's". Estes são considerados no mundo todo "os Pilares do Marketing" .
1. Produto
Um produto é a combinação de "bens e serviços" que a empresa oferece ao mercado-alvo , para satisfazer uma necessidade ou desejo. Em geral , as empresas possuem diversas linhas de produtos, que , de acordo com a participação do mercado , podem ser classificados em : "Carros-chefe" - produtos mais comercializados na empresa.
Intermediários - produtos utilizados na fabricação de novos produtos.
Temporários ou Sazonais - produtos que possuem início e fim definidos para vendas.
2. Preço
PREÇO significa a quantidade de dinheiro que os clientes devem pagar para obter um produto. É o valor justo pela posse de um bem ou serviço. O preço é considerado o único componente do composto de marketing que gera receita e é um dos principais elementos na determinação da participação de mercado de uma empresa e de sua rentabilidade.
2.1 Determinação psicológica dos preços
Os preços sempre indicam algo sobre os produtos. Muitas pessoas se valem do preço do produto para avaliar a sua qualidade. Ao estabelecer os preços, as empresas valem-se não só de fatores econômicos, mas também de fatores psicológicos .
Preços de referência
São aqueles que o consumidor tem em mente baseado em sua observação diária. Ao deparar-se com o preço de um determinado produto, ele se utiliza da referência que tem para analisá-lo. Em razão desse raciocínio, uma empresa pode colocar seu produto de preço médio, com um preço alto, igualando-se aos concorrentes e equiparando-se em qualidade aos mesmos.
Preços promocionais
São aqueles de caráter temporário que servem para atrair os