resumo trabalho
Curso: Administração
Profa: Icléa Viana Pimenta
Aluno: Adriano Marques
Matéria: Ciência Política
Mat. 201210089 Turno: Noturno
As relações com a política não se dar apenas com a política institucional, estatal. Nos seres humanos, somos seres políticos, praticamos no nosso cotidiano política, pois seja dentro do âmbito institucional ou nas relações sociais do nosso dia-a-dia estamos desenvolvendo relações de poder, atividade política fundamental. Para o autor o que existe na verdade são "políticas", diferentes e variadas propostas de política dentro da sociedade, que almejam alcançar o poder, o seu objetivo.
Os agentes políticos presentes nas sociedades modernas, que são os partidos políticos. A política partidária apresenta-se de lado uma relação com a sociedade e suas interesses; outra como política de disputa pelo governo, de seu controle na ocupação a frente do aparelho do estado. Outra questão levanta é o papel dos intelectuais, pensando a partir do trabalho do filósofo e cientista político italiano Antônio Gramsci, que reflete a respeito da função dois intelectuais na atividade política, para ele o papel do intelectual é elaborar uma proposta cultural e política, para transformação da consciência dos sujeitos visando uma transformação do mundo objetivo.
O poder é um potencial que se atualiza em ação, de sorte que se pode apreender o conceito de poder a partir do modelo de ação que o subjaz, com profícuas consequências para o embate acerca da extensão do objeto da Ciência Política.
Com efeito, os estudiosos em ciências sociais e, com especial interesse, os dedicados à ciência política, têm-se debatido em torno da intrigada questão: o que é política?
Max Weber, para quem o poder é a capacidade de disposição sobre os meios que permitam influenciar a vontade do outro, localiza a política - atividade humana relacionada ao exercício do poder - no âmbito do Estado, na medida em que este detém o monopólio do poder (político), ou seja, o monopólio do