Relatorio 5
Estudo do Pendulo Simples.
1.2 Objetivo:
Determinar experimentalmente o período de oscilação.
Determinar esperimentalemnte a aceleração da gravidade.
1.3 Introdução Teórica: Os fenômenos estudados no experimento serão os seguintes: Aceleração da gravidade: O conceito de aceleração e dado pela taxa de variação da velocidade, ou seja, em todo movimento uniformemente variado existe aceleração ou desaceleração, pois o movimento varia em velocidade. No caso de objetos que sofrem uma queda livre tambem existe uma aceleração atuando sobre o corpo, porém essa é dada pela ação da gravidade. Neste caso a aceleração é conhecida atualmente como Aceleração da Gravidade. Pêndulo Simples: Um pêndulo simples consiste de um fio de comprimento L, tendo na extremidade inferior uma massa m; a extremidade superior é fixada em um ponto, tal que ele possa oscilar livremente (resistência do ar desprezível), com amplitudes pequenas. As oscilações dão origem as períodos. Estes periodos podem ser calculados a partir da seguinte formula:
Formula para encontrar o periodo de oscilações:
T = tm n
T = Período tm = Tempo Médio n = numero de oscilações
Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, ele oscila sob a ação da força peso, apresentando um movimento periódico. Podemos determinar a aceleração da gravidade atraves do tamanho da linha e do período atraves da formula:
Formula para Aceleração da gravidade atraves do perido em um Pendulo Simples:
G = 4π * L T2
Onde:
G = Aceleração da Gravidade;
4π = Constante;
L = Comprimento da linha;
T = Período.
1.4 Esquema experimental
1.5 Procedimentos experimentais
1.5 Procedimentos Experimentais:
1º Passo – Foi realizado a montagem do pendulo utlizando um suporte uma linha fina e um peso, uma regua milimitrada foi utilizada para medir o comprimento do fio que no primeiro instante deveria ficar com 0,5 metros e depois