Resumo Trabalho Individual
ESPAÇOS SÓCIOS OCUPACIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL
O trabalho do Assistente Social se inscreve no campo da prestação dos serviços em estabelecimentos públicos e privados, integrando processos de trabalho coletivos determinados pelas mudanças no mundo do trabalho pelas novas configurações do Estado, pela dinâmica dos movimentos sociais e pelas formas de organização dos serviços, pelas diferentes políticas sociais. O trabalho do assistente social diz respeito às lutas sociais e a relação que o profissional tem com seu trabalho, estabelecendo demandas e prioridades a serem atendidas.
PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL JUNTO A SOCIEDADE
A atuação do assistente social é voltada para atender principalmente as pessoas carentes com o objetivo de assegurar acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos. Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade criativa, preservando e efetivando direitos, a partir de demandas do cotidiano, que deve ser traçado a partir de um olhar criterioso para as novas possibilidades e exigências da profissão.
LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
A “força de trabalho” do assistente social só pode entrar em ação se dispuser de meios e instrumentos de trabalho colocados a sua disposição pelos empregadores, o assistente social depende das normas e regras das instituições para exercer seu trabalho, acarretando assim limites para o exercício da profissão.