Manuten O Motiva O
Manutenção Industrial – ( motivação) “ASPECTOS MOTIVACIONAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO”
1. Qual a importância da motivação para Maurício (1997, p. 27)?
Maurício enfatiza que “... a motivação é tudo, tanto para a vida quanto para o trabalho. Pessoas desmotivadas destroem uma empresa, uma família e o mundo”.
2. O ambiente de trabalho pode ser considerado um fator de motivação pelos empregados? Explique.
Sim. Normalmente este fato se da quando os colaboradores acabam de serem contratados. Neste contexto eles ingressam nas empresas motivadas, dispostas a trabalhar e contribuir. Possuem vontade e anseios de desempenhar suas atribuições da melhor maneira possível e alimentam expectativas de crescer juntamente com a empresa.
3. Cite hipóteses motivacionais e desmotivacionais que podem existir em uma empresa de acordo com o texto.
Como hipóteses motivacionais, podemos citar: condições de trabalho, apreço para com a liderança, remuneração, treinamentos, desejo de alcançar um objetivo, desejo de ter qualidade na vida e na empresa, comprometimento, excelência, atingir metas, etc., e tudo que for contrário ao que foi descrito acima são hipóteses que desmotivam qualquer indivíduo, seja na vida pessoal, seja no trabalho.
4. Diferencie a teoria de Maslow e Herzberg.
A teoria de Maslow procura estabelecer uma hierarquia de necessidades que comanda os motivos que levam o indivíduo a produzir, deixando para a remuneração uma pequena parcela desses motivos. Já Herzberg parte da teoria das necessidades de Maslow e estuda os efeitos motivacionais na satisfação dessas necessidades.
5. Quais são os cinco grupos fundamentais para Maslow, dispostos hierarquicamente, capazes de justificar o comportamento humano? Descreva-os brevemente.
a) Necessidades fisiológicas nível mais básico, exigem satisfação criticas e reiterada; dizem respeito à sobrevivência das pessoas. Ex.: sede, sono, abrigo, etc..
b) Necessidades de segurança