Resumo Texto
O Estado Moderno nasceu na segunda metade do século XV a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países como a França, Inglaterra e Espanha e, posteriormente, na Itália; porém foi na Itália que surgiu o primeiro teórico a refletir sobre a formação dos Estados Modernos. Nicolau Maquiavel, que no inicio de 1.500 falou que os Estados Modernos fundam-se na força. Entre as características dos EstadosModernos estão: Soberania do Estado: oqual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade. Distinção entre Estado e Sociedade civil: evidencia-se com a ascensãoda burguesia, no século XVII.
Existem dois enfoques que se pode compreender o Estado Moderno.
1- Enfoque Liberal: constitui uma interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do capitalismo. Esse enfoque mostra que o Estado objetiva a realização do bem comum e do que é neutro. Sendo uma instituição politica que, por estar acima dos interesses das Classes Sociais é responsávelpelo aperfeiçoamento do corpo social no seu conjunto.
2- Enfoque Marxista: fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interessesantagônicos, o que inviabiliza a realização do bem comum e a neutralização do Estado. Segundo esse enfoque, o Estado é uma instituição politica controlada por uma classe social dominante, e que representa o predomínio dos interesses dessa classe sobre o conjunto da sociedade, embora estes se apresentem como interesses universais, de toda a sociedade. Esse enfoque foi constituído em cima da critica ao enfoque liberal de Estado.
As transformações que ocorreram no século XIV, XV e XVI, com o advento do capitalismo mercantil e a superação do modo de produção feudal, ocasionou a redefinição do Estado. Foram profundas mudanças nessa nova sociedade e o Estado precisou se tornar forte e centralizado. Surgiu inicialmente o Estado absolutista e em seguida o Estado Liberal. O Estado Absolutista era defendido por