Resumo-tese
Em seu livro “ Como se fazer uma tese “, Umberto Eco, utilizando-se de seu conhecimento e experiência cotidiana como professor e pesquisador, escreve seu texto de forma ampla e objetiva, utilizando-se de vários exemplos e sempre com uma ponta de sarcasmo. Em certos momentos, faz criticas ao método utilizado pelas Universidades e o modo como se organizam. Cita alguns problemas, como o fato de ter cursos sobrecarregados de alunos em que o professor acaba se relacionando apenas com alguns poucos mais assíduos. Ele expressa todo o seu conhecimento, procurando extrair da composição textual técnica, um material direto e aplicável.
Esta obra de Umberto Eco, como ele mesmo fala, não serve para ensinar a fazer uma pesquisa cientifica, mas sim, trata de observações importantes para a apresentação de uma tese mediante á uma banca examinadora. Ele procura esclarecer algumas questões de o que seria uma tese, como escolher e abordar o tema e como organizar a redação do trabalho.
Capitulo 1 – O que é uma tese e para que serve.
1.1. Por que se deve fazer uma tese e o que é?
Uma tese é um trabalho de médio porte, datilografado e que varia de cem à quatrocentas paginas. Nele o estudante trata de um tema referente a sua área de estudos. Segundo á lei italiana, ela é indispensável. Após a conclusão de todos os exames obrigatórios, o estudante apresenta sua tese perante á uma banca examinadora, que ouve o comunicado do relator (o professor com quem "se faz" a tese) e do ou dos contra relatores, que levantam algumas objeções ao candidato, surgindo então um debate que envolve também os demais participantes da banca. Com base no que é dito pelos relatores, são levantadas questões que testam capacidade do candidato de sustentar as opiniões expressas em sua tese. Calculando as media obtida nos exames a banca atribui uma nota a tese, que pode ir de um mínimo de sessenta e seis até um máximo de cento e dez com louvor e menção honrosa. Ao menos essa