Resumo Capítulo 1 tese Ancona Lopez
O seguinte texto apresenta relatos da autora sobre suas experiências em uma clínica escola. Ela relata que em determinado momento na clinica, observou uma senhora de aproximadamente 60 anos, entrando pela recepção solicitando atendimento, e como processo da clínica, a secretária solicitou que ela voltasse em outro momento para a entrevista de triagem. Observando a necessidade daquela senhora, a autora resolveu atende-la.
A senhora contou basicamente sua história, e que não sabia como perderá a vontade de fazer as coisas. Viúva e com dois filhos, sentia-se culpada por não ter vontade de realizar as tarefas domésticas.
A autora no momento sentiu grande sensação de impotência, por não saber como agir. Pensou em encaminha-la para a psicoterapia. Sentia-se mais preocupada com o futuro terapeuta do que com a cliente que estava a sua frente.
Em certo momento, porém sua atitude mudou, e viu-se totalmente voltada para a paciente. A partir daí sua escuta se modificou. Começou a enxergar a situação por outro ângulo. E ao sentir o entusiasmo da psicóloga, a paciente sentiu-se mais confortável. Endireitou-se na cadeira, e começou a falar sobre as coisas boas que aconteciam em seu dia-a-dia.
A psicóloga sentiu que a paciente estava com vontade de mudar, porém sentiu a necessidade de um acompanhamento com psiquiatra, para que pudesse ser medicada. Reassegurada na sua atuação, percebeu que de certo modo tinha apontado um caminho para aquela senhora, ajudando-a a ressignificar o momento que vivia.
Este foi o primeiro relato de atendimento da psicóloga em clínica-escola.