Resumo das Teses sobre a ciência e a ética
CAMPUS ARAPIRACA CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR: ANDERSON DE ALENCAR MENEZES
ÉTICA E EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Arapiraca/AL
2012
Alan Davyson Sampaio Ferro Moreira
Silmara de Farias
Resumo das Teses sobre a ciência e a ética
Arapiraca/AL
2012
Tese sobre a ciência e a ética
O presente resumo tem a finalidade de mostra às teses sobre a ciência e a ética de Edgar Morin. Sua primeira tese aborda os julgamentos de valores sobre a atividade científica, a segunda se refere a uma nova ciência, na terceira ele expõe sobre a noção de homem que não é simples mais complexa, em sua quarta tese o autor vem falar sobre uma ciência atual que se desenvolve no âmbito das ciências biológicas e em seguida ele faz uma distinção entre a falsa moral e a moral, a metodologia utilizada nesse resumo é de mostrar a interação da ética na ciência.
Em sua tese Morin nos convida a repensar a ética analisando-a e relacionando-a com o conhecimento, a ciência, a política e com a economia. Ele afirma que não estamos aptos para trabalhar este tema com os cuidados necessários que caberiam ao mesmo, porém, dado a crise, estaríamos por iniciar uma discussão que fomentaria reflexões interessantes e importantes ao desenvolvimento do tema.
Morin nos vem dialogar em sua primeira tese os valores como opções individuais que desrespeitam a própria ética, já que muitos deles não se justificam por ela. Ele inicia tal tese apresentando a ciência moderna do século XVIII, expondo a característica separatista da mesma em relação ao saber e ética. A ciência é alvo de muitas considerações e passível a criticas de diferentes naturezas. O que seria progresso, em algum ponto de vista pode ser considerado regresso, ou pelo menos, um grande problema. No âmbito social, o saber científico pode beneficiar a humanidade ou causar-lhe danos.
Além do mais, ainda nesse momento o autor discorre