Resumo - teorias da personalidade
Dinâmica
Crescimento Psicológico: Processo de dissolução da nossa courança¹ psicológica e física, tornando – nos, gradualmente, seres humanos mais livres, abertos e capazes de gozar um orgasmo pleno e satisfatório.
Organização da couraça muscular: é organizada em sete segmentos de principais segmentos de armadura que são compostos de músculos e órgãos com funções expressivas. Estes segmentos formam anéis que estão centrados nos olhos, boca, pescoço, tórax, diafragma, abdômen e pélvis.
Energia Orgônica: Flui naturalmente de cima para baixo por todo corpo, os anéis da couraça formam-se em ângulo reto com este fluxo e operam para rompê-lo.
Terapia Rechiana: consiste em dissolver cada segmento da couraça começando pelos olhos e terminando na pélvis, a partir do armazenamento de energia no corpo por meio da respiração profunda; ataque direto do músculo cronicamente tensos a fim de solta-los; manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam. Lembrando que a couraça serve para nos desligar de nossa natureza interna e também da miséria social que nos cirucunda
Reich descobriu que à medida que seu paciente começavam a desenvolver capacidade para entrega genital, toda sua existência e estilo de vida mudam basicamente. “A unificação do reflexo do orgasmo também restaura as sensações de profundidade e seriedade”.
Obstáculos ao Crescimento
A couraça é o maior obstáculo ao crescimento. O individuo encouraçado é incapaz de expressar as emoções biológicas primitivas. Ele conhece as sensações de agrado, mas não aquela de prazer orgônico. Reich sentiu que o processo de ençouraçamento havia criado duas tradições intelectuais distorcidas que forma a base da civilização mística e ciência mecanicista.
Forma mística distorcida: há um rompimento da unidade de sentimento do corpo pela supressão sexual e no contínuo anseio de restabelecer contato consigo mesmo e com mundo.
Forma