Resumo teorias da personalidade
RESUMOS:
TEORIAS PSICOLÓGICAS SOCIAIS: ADLER, FROMM, HORNEY E SULIVAN,
ERIK ERIKISON E A TEORIA PSICANALÍTICA CONTEMPORÂNEA.
Feira de Santana-Ba
2011
TEORIAS PSICOLÓGICAS SOCIAIS: ADLER, FROMM, HORNEY E SULIVAN
Alfred Adler - supôs que os seres humanos são motivados primariamente por impulsos sociais. Eles se relacionam com outras pessoas, envolvem-se em atividades sociais cooperativas, colocam o bem-estar social acima do interesse egoísta e adotam um estilo de vida de orientação predominantemente social, enfatizou o interesse social e acreditava que o destino indestrutível da espécie humana é o interesse social.
A segunda maior contribuição de Adler à teoria da personalidade, é o seu conceito do self criativo. O self seria um sistema subjetivo altamente personalizado, que interpreta e torna significativas as experiências do organismo. Além disso, ele busca experiências que ajudarão a realizar o estilo de vida único de cada pessoa; se essas experiências não são encontradas no mundo, o self tenta criá-las. Via cada pessoa como uma configuração única de motivos, traços, interesses e valores; cada ato realizado pela pessoa tem a marca característica de seu estilo de vida distintivo. Os humanos são primariamente criaturas sociais, não sexuais. Eles são motivados pelo interesse social, não pelo interesse sexual. Suas inferioridades não limitam ao domínio sexual, mas podem estender-se a todas as facetas da existência, tanto físicas quanto psicológicas. Eles se esforçam para desenvolver um estilo de vida único, em que a pulsão sexual desempenha um papel menor.
Finalmente, Adler considerava a consciência como o centro da personalidade. Os humanos são seres conscientes; eles geralmente estão cientes das razões de seu comportamento. Eles têm consciência de suas inferioridades e das metas que buscam, são indivíduos auto conscientes capazes de planejar e orientar suas ações com total consciência de seu significado para a sua auto-realização.