Biodireito Fernando Nery
TÍTULO DO CURSO
Curso de Introdução ao Biodireito
Aula 01 – A origem do Biodireito
Aula 02 – Direitos da Personalidade
Aula 03 – Reprodução Humana Assistida
Aula 04 – Doação de Órgãos e Tecidos
Aula 05 – Organismos Geneticamente Modificados
PROFESSOR
Fernando Loschiavo Nery
Tarja: Fernando Nery
QUALIFICAÇÃO
Advogado, Professor, Especialista em Direito Processual Civil e Mestre em Direito Civil pela PUC-SP
Tarja: Professor de Direito Civil
AULA 01
TÍTULO
A Origem do Biodireito
ROTEIRO DE ESTUDO
1. A ética na socialização dos seres humanos.
A socialização do homem depende dos discursos sociais, dentre os quais se destacam o discurso médico e o discurso jurídico. Isto porque, dificilmente uma pessoa que passa por esta vida, não será medicalizada e juridicizada. O discurso ético surge para trazer equilíbrio ao processo de socialização do homem.
Questionar um médico quanto a sua atuação na antiguidade era quase uma blasfêmia, em razão da crença de que sua atividade era divina. O juramento de Hipócrates (430 a. C.) foi a primeira forma de regular a conduta médica pela ética.
Conforme veremos adiante, as inovações tecnológicas impulsionaram a quebra de antigos paradigmas sociais proporcionando benefícios aos seres humanos e ao planeta. Contudo, a tecnologia também é uma forma de poder, pois confere ao seu detentor o domínio de determinada situação em diversos aspectos, permitindo um controle muito mais substantivo sobre o meio ambiente, o corpo e a mente humana do que os grandes potentados do passado.
Após a segunda guerra mundial, a humanidade ficou perplexa com as pesquisas científicas e médicas realizadas em seres humanos vivos nos campos de concentração nazista. Sob a influência do cristianismo e da filosofia iluminista, o Tribunal de Nuremberg concluiu pela condenação dos acusados, dos quais de 23 pessoas, 20 delas eram médicos.
A revelação dos experimentos científicos com seres humanos tornou necessário o