Benefícios ferroanel
“Cabe também notar que o projeto possibilitará não só uma transposição mais eficiente de cargas pela Região Metropolitana de São Paulo e solução de um conflito com a CPTM, mas, também, uma reorganização do sistema logístico nacional, permitindo que cargas vindas do Centro-Oeste possam ser transportadas de forma mais econômica para o Porto de Itaguaí Sepetiba, no Estado do Rio de Janeiro, e para o Porto de Santos, no Estado de São Paulo, demonstrando a inequívoca importância desse projeto”, salienta.
Na opinião de Gilson Aparecido Pichioli, gerente da Transporte e Comércio Fassina, o principal benefício a ser oferecido pelo Ferroanel (tramo norte) será liberar a circulação das composições ferroviárias sem a necessidade de transitarem pelo centro da Capital, onde a preferência é dada aos trens da CPTM, fato que limita a circulação principalmente no horário diurno (comercial). Segundo ele, isto permitirá que a ferrovia obtenha mais produtividade e planejamento no transporte de cargas, particularmente às voltadas ao Estado de São Paulo, com origem e destino ao Porto de Santos e Vale do Paraíba. “No tocante ao Brasil, obviamente as cargas vindas do centro-oeste (soja, etc.) também serão favorecidas”, concorda ele com o secretário-executivo.
Analisando também no sentido de “liberação”, Samir Keedi, professor e consultor, declara que o Ferroanel será muito útil no momento em que ele ajudar a livrar a carga do transporte rodoviário, reduzindo seu frete, e que este não tiver que circular pela cidade de São Paulo.