Resumo taylor e ford
Taylor e o Movimento da Administração Científica
-Taylor e a pessoa mais importante da movimentação administração científica, por ser uma liderança reconhecida por muitos, e por suas contribuições.
-Empenho para definir técnicas que resolvessem grandes problemas pelas industrias daquela época.
-Entre 1874 e 1878, em uma empresa de hidráulica onde trabalhava, começou a observar o que chamou de má administração, “ corpo-mole”, e o mal relacionamento entre funcionários e gerentes.
-Problemas como falta de noção de responsabilidade, falta de incentivo para melhor desempenho dos funcionários, decisões por intuição e palpite, falta de integração entre departamentos, falta de qualificação, conflito entre funcionários, falta de reconhecimento pelos gerentes que a recompensa seria para eles quanto para a mão de obra, foram problemas observado por Taylor , que através dessas observações começou a desenvolver seu sistema de administração de tarefas, conhecido também como taylorismo, e mais tarde como ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA .
-Em 1910 foi criada a sociedade para promoção da Administração Científica, que em 1915 tornou-se sociedade de
Taylor.
INÍCIO DO MOVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
São três fases, a primeira tinha como base o taque ao problemas com o salários, estudo sistemático do tempo, definição padrão, sistema de administração de tarefas. A segunda a ampliação de escopo, da tarefa para a administração, definição de princípios de administração do trabalho. A terceira a consolidação dos princípios, proposição de divisão de autoridades e responsabilidade dentro da empresa, distinção entre técnicas e princípios.
O PROBLEMA DOS SALARIOS
- O sistema de pagamento da época não era satisfatório, não atendia aos funcionários que não tinham incentivo nenhum, reduzindo assim o desempenho dos mesmos. Para resolver o problema dos salários falava-se na possibilidade de participação dos empregados no lucro da empresa.
Todo esse debate