Exercício físico e seus efeitos sobre a saúde
Professor: Marcelo
Disciplina: Fisiologia Humana
Nomes: Raiany
Exercício Físico e seus efeitos sobre a saúde
Caucaia-CE
2012
Introdução
A pressão arterial (PA) e a frequência cardíaca (FC) são parâmetros importantes na avaliação do sistema cardiovascular, pois suas adequadas manutenções são fundamentais para permitir a realização das trocas de nutrientes e excretas.
Apropriadas ao funcionamento do organismo. A prática regular de atividades físicas aeróbias influencia diretamente no melhor comportamento dos níveis da pressão arterial, da frequência cardíaca e consequentemente, tanto em repouso quanto em uma dada intensidade de uma prática física. (TORTORA, Gerardo J.; Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8ª. Ed -Porto alegre: Artmed, 2012. 684 p.).
Regulação da frequência cardíaca:
Os ajustes da frequência cardíaca são importantes para o controle em curto prazo do debito cardíaco e da pressão sanguínea. Se deixado por si próprio, o no sinoatrial estabeleceria uma frequência cardíaca (FC) constante de cerca de 100 batimentos por minuto. Entretanto, os tecidos necessitam de volumes frequentes de fluxo sanguíneo, em diferentes condições. Durante o exercício, por exemplo, o debito cardíaco aumenta para suprir os tecidos em atividade com quantidades aumentadas de oxigênio e nutrientes. Os fatores mais importantes na regulação da frequência cardíaca são o sistema nervoso autonômico e os hormônios adrenalina e noradrenalina, liberados pelas glândulas suprarrenais. (TORTORA, Gerardo J.; Corpo Humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 8ª. Ed -Porto alegre: Artmed, 2012. 684 p.).
Regulação autônoma da frequência cardíaca:
A regulação do coração pelo sistema nervoso origina-se no centro cardiovascular (CV), no bulbo. Essa região do tronco encefálico recebe informações de uma variedade de receptores sensitivos e centros encefálicos superiores, como o sistema límbico e o córtex cerebral. O