Administração
CAPITULO 3 DO LIVRO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TAYLOR, FORD E A EFICIÊNCIA.
O avanço da administração científica se deu pela contribuição e esforços de várias pessoas que mediante a criação de diversas técnicas e princípios possibilitaram a resolução dos grandes problemas das empresas industriais.
Frederick Winslow Taylor e Henry Ford foram os grandes contribuintes para este feito, trazendo novos métodos de desenvolvimento exigidos pela passagem do século XX com a expansão da Revolução Industrial na América.
Taylor transformou a administração da eficiência do trabalho em um corpo de conhecimentos com vida própria e Ford também deixou sua contribuição prática para resolver problemas de eficiência, sendo ele o criador da linha de montagem móvel.
O primeiro aqui citado foi o criador e participante mais destacado do movimento da administração científica. Reconhecido por sua liderança, juntou esforços de outras pessoas e desenvolveu princípios e técnicas de eficiência, que possibilitou resolver as maiores dificuldades enfrentada pelas empresas.
Tornou-se inicialmente trabalhador manual, observou a administração das empresas desenvolveu técnicas aprimoradas, foi também um grande engenheiro, patenteou varias invenções e dedicou-se a divulgar suas idéias. Ao longo de sua carreira resolveu problemas que ainda hoje são comuns nas grandes empresas.
Das suas observações e experiências ele desenvolveu um sistema conhecido como administração científica e sugeria a sistematização da administração do “chão-de-fabrica”.
Cinco anos antes de sua morte foi criada a Sociedade para a Promoção da Administração Científica, da qual Taylor tornou-se presidente.
O movimento se desenvolveu em três fases, nelas Taylor atuou de forma que trouxessem soluções aos problemas como, por exemplo, dos salários dos trabalhadores, de inicio os trabalhadores acreditavam que seus esforços beneficiavam apenas o patrão, com salários fixos trabalhavam conformem achavam adequado, assim