Resumo Surrealismo
O surrealismo desde seu surgimento se tratou de um movimento heterogêneo, abrangendo desde as artes plásticas até a fabricação de objetos. Foram produzidas também fotografias e filmes com a mesma temática. Mais tarde iniciou-se também a produção de revistas surrealistas utilizadas para debates.
A principal inspiração surrealista surgiu através de estudos realizados por Freud. São elas: o inconsciente, os sonhos, pensamentos bloqueados no decorrer de nossas vidas, que surgem em imagens embaçadas e sem um sentido real enquanto estamos prestes a dormir ou mesmo após adormecer. É dessa liberdade que se fala quando se dirige a liberdade proporcionada pelo surrealismo.
Para os artistas surrealistas era preciso deixar qualquer vestígio de razão ou consciência de lado para que as verdadeiras ideias surgissem. Ao criar uma obra em estado de consciência ela sofreria as influencias do que estava ao redor do artista. Sejam elas pessoais ou sociais.
Outra grande influência e tema recorrente em obras surrealistas era a mulher. A sexualidade feminina, que de certa forma mexia com o imaginário dos homens. Da mesma forma que o subconsciente, também era um tema estudado por Freud, que tinha como teoria a diferença entre a sexualidade masculina e feminina. Rejeitavam a razão e os valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra.
Possui como principais representantes nas Artes Plásticas: Salvador Dalí, Joan Miró, Max Ernst e René Magritte.
Salvador Dalí
Nascido na Espanha em 1904, Salvador Dalí desde muito cedo já sentia um certo interesse pela arte. Vivia com os pais e a irmã mais nova. Fazia parte de uma família de classe média. Com relação à arte recebeu um grande apoio e estimulo por parte da mãe, que talvez o tenha impulsionado a prosseguir no campo das artes.
Ainda na adolescência, fez uma grande amizade com Ramon Pichot, o qual lhe apresentou o impressionismo. Estudou na academia de artes de San Fernando onde fez