Resumo Summerson
No primeiro capitulo Summerson faz referencia ao conhecimento que seus leitores devem possuir. Dessa forma devemos compreender a arquitetura clássica entendendo primeiramente seu surgimento. Nesse interim, ela surgiu na antiga Grécia sendo implantada nos templos e em Roma utilizada entre outras coisas em edificações religiosas.
Uma das principais características dessa arquitetura é a harmonia de suas estruturas. Sendo que isso so ocorrera se for analisada as proporções dos elementos e o a o resultado final se torne algo agradável aos olhos.
O conceito da arquitetura clássica expoem o fato da edificação ter pelo menos uma das “ordens” antigas. Entretanto, essa arquitetura não é simplismente possuir essas ordens, mas sim reunir uma gama muito maior de informações que na seqüência desta serão tratadas.
Segundo Vitruvio, arquiteto romano, existem três ordens: a jônica, a dórica e a coríntia, e também refencia a uma outra ordem chamada de toscana. Ele explica detalhadamente sobre as ordens demonstrando sua criadao, e suas respectivas refernciasn a deuses
Entretanto, so foi com o surgimento do renasciemento que novos teóricos como Leon Battista Alberti, definiram as ordens como um conjunto de formas que resumiriam toda a virtude arquitetônica. posteriormente foi acrescida as quatro ordens, a compósita, que é uma combinação dos elementos das ordens coríntia e jônica.
Sobre origem das ordens: a dórica, acredita-se que ela tenha surgido de um tipo primitivo de construção em madeira e posteriormente reproduzida em pedra a ordem jônica simboliza a beleza feminina e a coríntia imita a figura de uma menina.
CAP. II
A GRAMÁTICA DA ANTIGUIDADE
Após as explicações iniciais de Summerson sobre as ordens clássicas suas origens e definições podemos compreender características da arquitetura clássica que em seu segundo capitulo será novamente apresentado reforçando as premissas com mais algumas peculiaridade e definições das edificações