Arquitetura Grega
A história do homem moderno começa, portanto, quando os gregos “entraram pela primeira vez no palco das civilizações”;
A natureza e a sociedade começaram a ser analisadas e compreendidas, pelos filósofos, através de explicações racionais e organizadas;
A aversão à hubris – o excesso – e o princípio “conhece-te a ti mesmo” tornaram-se os axiomas do pensamento grego, que tinha por ideal uma mente equilibrada, “nada desmedido”;
Avanços na geometria (Thales, Pitágoras, Euclides, Arquimedes), na medicina (Hípócrates) etc.: busca pela racionalidade em lugar da superstição e do sobrenatural.
Histórico (resumo)
Migração da Europa Central e fundação de Micenas (2000 a.C. – 1100 a.C.);
Período arcaico (800-500 a.C.): fundação de Atenas e Esparta, primeiros jogos Olímpicos etc.;
Era clássica (500-336 a.C.): auge de Atenas (a Era de Péricles), derrota dos persas (490 a.C. – 479 a.C.), Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta: 431 a.C. – 404 a.C.) etc.
Período helênico (337-146 a.C.): domínio macedônio, expansão da influência grega.
A Geografia
As comunidades gregas ficavam separadas umas das outras por altas montanhas. Por essa razão, cada grupo tinha um forte sentimento de sua própria independência.
A Grécia é um país de penínsulas e ilhas. Os barcos sempre foram um meio de transporte vital para o povo grego e seus bens. No continente montanhoso, muitas vezes era mais fácil navegar de uma parte à outra do que ir por terra.
Os próprios gregos tinham consciência do aspecto notável de sua paisagem. Eles muitas vezes construíam seus templos em lugares (locus) escolhidos justamente pela beleza natural.
A importância do genius loci
O Clima
Na maior parte do ano, a Grécia é quente e seca. Os invernos, por sua vez, são freqüentemente muito rigorosos. Assim sendo, para os gregos do tempo antigo, era difícil tirar o seu sustento apenas da terra.
O clima quente, porém, dava a eles um grande benefício: a maior parte de sua vida diária podia ser