Resumo Sorensen
Introdução
as
Relações
Internacionais
Assunto: Resumo SORENSEN, Georg;
Relações Internacionais, capítulo 2 (p.6098)
Aluno: Matheus Ozório Machado Professora: Fernanda Nanci
JACKSON, Robert. Introdução às
De acordo com os autores, o estudo de RI é influenciado por diferentes disciplinas como: filosofia, história, direito, sociologia e economia, sendo divididas em 4 grandes debates: liberalismo utópico x realismo, abordagens tradicionais x behaviorismo, neorealismo/neoliberalismo x neomarxismo e tradições consagradas x alternativas póspositivistas. As RI contemporâneas estudam além das relações entre os Estados, economia internacional, direitos humanos, OIs, empresas transnacionais, meio ambiente, desigualdades, terrorismo, e outros temas diversos. (p. 60,61)
O estudo acadêmico das RI foi iniciado após o término da Primeira Guerra
Mundial, com o intuito de não se repetir o erro e causar tanto sofrimento novamente. Os pensadores liberais da época não concordavam com a antiga teoria de balança de poder e sistema de alianças e acreditavam que necessitavam ser revistas, com isso, e com o apoio do presidente Woodrow Wilson e seus 14 pontos levou a um pensamento liberal onde se acreditava que os homens são racionais e quando aplicam a razão as RI podem estabelecer organizações que beneficiam a todos e que governos democráticos não entravam em guerra entre si. Entretanto, com o crescimento das ditaduras nazista e fascista, do autoritarismo em outros países e a falta de força da ligas das nações, o movimento foi perdendo força. (p. 6268)
Em contraste com o liberalismo, em meados dos anos 40 foi surgindo o movimento realista, que dizia que os seres humanos buscam seus próprios interesses e conflitos