asdaaa

948 palavras 4 páginas
E.E. PROFº CORINA CAÇAPAVA BARTH

Lucas Fernando Dominguês
Valter Bento Lino Junior

Itapetininga, 2014

Apresentação

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química.

Profº Valdir

Itapetininga, 2014
Resumo

Através deste trabalho iremos falar um pouco sobre a escala de PH. O objetivo é fazer que os leitores compreendam perfeitamente oque o trabalho está querendo passar, de forma mais específica e simplificada.

Súmario

Escala de PH

A escala de PH, em que p significa potencial e H hidrogénio, consiste numaescala algoritmica para exprimir a acidez ou alcalinidade de uma solução.

O conceito foi introduzido pela primeira em 1909 pelo bioquímico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensen (1868-1939).
Numa primeira aproximação, o PH de uma solução pode ser definido como ologarítmo decimal negativo da concentração de iões H+ (-log10 H+ ) em que aconcentração vem expressa em moles por decímetro cúbico.

Isto significa que uma solução neutra a 25 ºC apresenta uma concentração emiões hidrogénio de 10-7 mol/dm3, pelo que o pH é 7. Um pH inferior a 7 indicauma solução ácida e um pH superior a 7 indica uma solução alcalina ou básica.

Mais precisamente, o pH depende não da concentração em iões hidrogénio, massim da sua atividade, que não pode ser medida experimentalmente.

Para fins práticos, a escala de pH é definida usando um elétrodo de hidrogéniona solução como metade de uma pilha, com um elétrodo de referência(geralmente um elétrodo de calomelanos) como a outra meia pilha. O pH é entãodado pela seguinte expressão: (E-ER)F/2,303RT, onde E a força eletromotriz dapilha e ER o potencial elétrodo padrão do elétrodo de referência e F a constantede Faraday.

O PH pode ser medido de forma aproximada com o auxílio de indicadores, queexperimentam viragens de

Relacionados