Resumo Sociologia e modernidade
Estudo feito por autores ligados a Escola de Chicago verificam aspectos de modernidade como: fluidez, heterogeneidade, a personalidade desenraizada e a fugacidade das identidades individuais e coletivas encontradas nas cidades.
A cidade de Brasília é tida como exemplo por sua tendência a grande realização de atitudes religiosas, onde se destaca a seita Vale do Amanhecer, a entrada de muitos adeptos nessa seita mostra claramente que muitos indivíduos e grupos perderam seus referenciais, sendo assim, estes se adaptaram a ela de acordo com o que está a ofender, sem se identificar e nem entender o que se passa ao redor.
A identidade individual é coletiva até a chegada da modernidade era focada em padrões de organização social, onde cada individuo ou grupo tinha suas referencias claramente determinados. Aos poucos a modernidade foi acabando com essas relações, levando o trabalhador a rompê-las também. Processo classificado por estudiosos de desencaixe.
Na sociedade moderna há uma busca de várias respostas sobre como conseguimos nossa identidade individual e coletiva, isso nos leva a uma série de tomada de decisões que devem ser analisadas, é claro que para o individuo que tem muito mais recursos a sua disposição a sua decisão é muito mais fácil de que para um trabalhador pobre. Por outro lado, a construção de identidade equilíbrio da personalidade leva a uma estabilidade, o que não clareia as relações pessoais e coletivas. Essa estabilidade leva aos processos de reencaixe, assim o individuo pode se reconhecer como parte de um grupo,