Weber, beck, foucault
É formado em direito, sociólogo alemão, hoje é professor de exercício em Munique e em Londres.
Na sociologia é conhecido pela sociologia reflexiva (reflete uma nova era de pensadores da sociologia que não está preocupada em dialogar com os clássicos, esta preocupada em discutir questões ligadas a globalização, individualização e modernidade).
Modernidade tardia e pós modernidade
Modernidade tardia e pós modernidade, como se ao longo do processo histórico nós estivéssemos superado e agora vivemos na pôs modernidade, pq o mundo moderno refere-se a passagem do período feudal para o industrial, as primeiras fases do capitalismo e nós já passamos disso, por isso o pós moderno.
Não estamos mais no mundo do século 18 e 19, fizemos a passagem, ruptura da Era industrial para a sociedade de consumo que é a sociedade tardia, pós modernidade, modernidade reflexiva. Essa nova modernidade tem como traço definidor o processo de individualização. Diferença das duas:
Modernidade - sociedade industrial
Trabalho: sociedade do trabalho e do pleno emprego, rede previdenciária, linearidade e localização da produção, tinha uma espécie de rigidez.
Política: estado com soberania econômica-territorial, burocratização.
Individualização: identidade tecida por classes sociais, partidos e ideologias.
Crises ecológicas: exploração ilimitada da natureza, destribuicao desigual dos riscos entre países ricos e pobres. modernidade - sociedade de risco
Trabalho: capitalismo sem trabalho, trabalho flexibilizado e temporário, pluralização do trabalho.
Política: descentralização da arena política, novos atores não-territoriais como capital internacional e conglomerados financeiros, segundo esses filósofos "penetração de uma soberania sobre a outra".
Individualização: individualização além das classes, pluralidade de estilos de vida, internalizacao do medo de a angústia na presença de riscos globais, coisas que fazem nós ficarmos cada vez mais isolados de qualquer