Resumo Sociologia Da Educa O
Capítulo V: O Ensino e a Educação a Classe Trabalhadora – 34, 35, 36, 37.
Autores: Karl Marx e Friedrich Engels. - Campinas, SP: Navegando, 2011. Coordenador: José Claudinei Lombardi.
O autor descreve que o ano de 1861 foi marcado por grandes manifestações estudantis, resultando contra as ações do governo que tinham por objetivo privar os pobres da possibilidade de estudar e frente as medidas disciplinares que desejavam submetê-los às decisões da polícia. Em consequência a está política de governo muitos jovens foram presos e outras sociedades deram suporte aos estudantes necessitados para continuarem seus estudos.
O autor cita também o protesto dos estudantes russos, cuja maioria eram filhos de camponeses e de pobres, estes manifestaram-se a favor da libertação da Polônia e contra ao golpe de Estado, logo o governo considerou a manifestação como uma revolta e diversos jovens foram presos, expulsos das universidades e professores como Pavilov foram exilados.
Marx traz em seu texto que o trabalhador no sistema capitalista somente é rendoso quando produz a mais-valia para o patrão. Expõe um exemplo fora do campo material, onde um professor encorporado a esta ideologia deve saber ensinar, mas principalmente tem o dever de gerar lucro para o dono da escola.
Em relação a educação, o autor aponta que os trabalhadores das minas vindicavam uma lei onde o ensino fosse obrigatório para as crianças, como nas fábricas, pois, reconheciam a cláusula da Lei de 1860, que exigia certificado escolar para o emprego de meninos de 10 a 12 anos de idade, como pura ilusão, porque apesar de estar estabelecido na lei, esta não é posta em prática.