Sociologia
Prof. Jorge França Motta
RESUMO:
A SOCIOLOGIA DE DURKHEIN
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – CAMPUS NOVA IGUAÇU
Nome: Jaime Coelho Ribeiro – Psicologia - 1º Período/manhã
Matrícula: 201301286826
RESUMO
Durkhein deu continuidade a Sociologia criada por Comte, e se tornou um de seus primeiros grandes teóricos. Durkhein se preocupou em definir com precisão o objeto, o método e as aplicações dessa nova ciência. O fato social é uma realidade independente e preexistente experimentada pelo indivíduo de 3 maneiras: 1. A coerção social: a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem às regras da sociedade em que vivem. O ser humano experimenta a força da sociedade sobre si, através de: Sanções Legais: prescritas pela sociedade em forma de leis, definindo infrações e penalidades correspondentes; Sanções Espontâneas: respostas a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou por uma sociedade. Apesar de ser informais, uma infração pode resultar na expulsão do membro insubordinado. Nosso próprio riso é uma forma de sanção social.
A família e a escola são instituições formais que cooperam para essa conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, em parceria, porém, em papéis diferentes: a escola ensina e a família educa e não podem abrir mão de seus papéis sociais. 2. Os Fatos Sociais são exteriores aos indivíduos: eles existem e atuam sobre os indivíduos independentemente de sua vontade ou de sua adesão consciente. 3. A Generalidade dos Fatos Sociais: todo fato que é geral é social, que se repete em todos, ou pelo menos na maioria dos indivíduos, que ocorre em distintas sociedades, em um determinado momento ou ao longo do tempo.
Durkhrein aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como “coisas”, isto é, objetos que lhe são exteriores, isentando-se de qualquer tipo de sentimento que possa contaminar a pesquisa e dispondo de métodos objetivos, como a observação, a