Resumo Sociedade Da Neve
Pela primeira vez, todos os 16 sobreviventes contam o que se passou naqueles 72 dias de abandono. Alguns, incrivelmente, ainda mantinham silêncio absoluto desde então. Tentar descobrir seus motivos estimula a se ler os primeiros capítulos. É preciso lembrar que, por décadas, a história do drama nos Andes tem sido uma fonte de inspiração para pessoas perdidas em sofrimento. Muitos dos sobreviventes cruzam o mundo promovendo palestras sobre sua experiência, arrancando efusivos aplausos por onde passam, lotando ginásios e centros de convenções. Por quê? É isso o que se descobre em A Sociedade da Neve.
Pablo Vierci é mais um organizador do que autor do livro e começou a escrever sobre o acidente ainda em 1973. Foi colega de escola de alguns dos sobreviventes, o que lhe garantiu a proximidade para se aventurar no tema. Todos eram uruguaios do Old Christians Rugby Club, um time amador, formado por ex-alunos de um colégio irlandês dos Irmãos Cristãos de Montevidéu, que pretendia chegar ao Chile para uma disputa.
Mas o jogo que esse time teve de enfrentar estava fora dos planos de qualquer preleção do técnico. A quatro mil metros de altitude, pode-se dizer que “o grupo se fechou” diante da equipe adversária, a cordilheira dos Andes, a grande favorita (na foto ao lado, alguns dos sobreviventes fora do avião caído. Esta foto, outras imagens e notícias podem ser encontradas no siteViven). Surgiu diante da adversidade uma cumplicidade ímpar, que talvez