resumo sobre ética
A busca incessante por um espaço no mercado econômico e consequentemente maiores lucros, tem feito com que algumas organizações pensem a respeito de sustentabilidade no momento em que percebem que os que trilham por este caminho tem conseguido se enquadrar nas melhores posições do mercado consumidor. E neste fluxo financeiro acelerado, a maioria das empresas desejam manifestar esta imagem positiva de desenvolvimento sustentável para si, mesmo sem estar realmente aplicando-a e sem se preocupar com os danos que esta prática pode trazer a todas as partes envolvidas nos processos e atividades desta organização, inclusive a sua própria saúde empresarial. Um exemplo disso são as empresas do ramo alimentício que vendem seu marketing verde em cima de suas embalagens e não cuidam também de tornar seus alimentos saudáveis, aumentando o consumo de seus produtos por parte dos também adeptos da causa sustentável, e podendo trazer problemas de saúde futuros a eles.
A ética vem como grande aliada dentro das organizações a fim de se evitar esta falsa sustentabilidade, pois ela se baseia no bem comum das pessoas e consequentemente no bem do ambiente em que estes indivíduos estão inseridos, trazendo consigo valores e princípios morais que facilitam o convívio em sociedade e a tomada de decisões em relação ao planeta.
No intuito de criar uma ética corporativa aliada à sustentabilidade é necessário à empresa definir seus valores e crenças através do ambiente social ao qual está inserido, compreender sua cultura organizacional, construir uma visão sustentável onde se pergunte se os objetivos sociais e ambientais estão acima de sua lucratividade e se haverá uma aceitação por parte dos envolvidos, neste contexto. Após respondidas todas estas questões deve-se oficializar este ambiente ético através de códigos, normas ou algum consenso ético que deverão ser apresentados de forma transparente às partes interessadas para nortear as atividades