Resumo sobre ética e seus preceitos
- socialização primária e secundária
- anomia, heteronomia e autonomia
Ética: pode ser entendida como a filosofia da moral, ou seja, a reflexão sobre valores e regras que condicionam a ação humana. A ética, portanto, associa-se ao estudo: do que é bom e do que é mau (do que é socialmente louvável ou repreensível) do modo como o bom e o mal (o certo e o errado) se estabelecem como normas socialmente válidas. Ou seja: reflexão sobre valores morais
Os valores morais são produto de tempo e espaço, isto é, dependem da época e do lugar em que vivemos. Desde que há civilização, há moral. A ética, por sua vez, é produto da filosofia grega.É um sistema conceitual, um corpo de conhecimentos que torna os fatos morais compreensíveis.
Os animais (seres amorais) estão submetidos a uma lei que não podem descumprir: o instinto
*Animais não fazem greve de fome ou não se recusam a dormir
A natureza está submetida a uma lei que não pode negar: o elo entre causas e efeitos. Embora a moral submeta a ação individual às regras sociais, ela é a prova definitiva de que somos seres livres. Os homens (seres morais) podem agir segundo referenciais particulares, produto de razões e crenças singulares.
Necessitam, portanto, de regras que viabilizem a coexistência.
Diante das regras, podemos respeitá-las (agindo de forma moral) ou contrariá-las (agindo de forma imoral). A sociedade não está totalmente submetida à lógica “causa x efeito”, pois a moralidade é um fato constatável em todos os tempos e em todas as comunidades humanas. Até hoje, não foi encontrada nenhuma sociedade sem normas morais. Os seres humanos não conseguem viver ou conviver sem normas. Necessitamos da reflexão ética para compreender e para lidar com fatos morais.
Fatos morais: São fatos sociais que nos levam a