Resumo sobre o pensamento de Karl Marx
DIALETICA E MATERIALISMO Chama-se materialismo dialético, porque o seu modo de abordar os fenômenos da natureza (como um todo articulado, único e interdependente e como algo transitório, mutável e progressivo) seu método de estudar esses fenômenos e de concebê-los, é dialético, e sua interpretação dos fenômenos da natureza, seu modo de focalizá-los, sua teoria, é materialista (as relações materiais que os homens estabelecem e o modo como produzem seus meios de vida formam a base de todas as suas relações. Aquilo que os indivíduos são depende, portando, das condições matérias de sua produção).
O materialismo dialético de Marx diz que tudo se surge do conflito, que o progresso é gerado pelo conflito (Marx afirma que a compreensão positiva das coisas inclui, ao mesmo tempo, o conhecimento da sua negação fatal, de sua destruição necessária, do conflito).
NECESSIDADES: PRODUÇAO E REPRODUÇAO
Os homens precisam satisfazer suas necessidades. A satisfação das necessidades humanas constitui a condição fundamental de toda a história. Ao trabalhar para suprir suas necessidades os homens estabelecem relações com a natureza e com outros homens. Assim, dão origem à vida material, que é a premissa da analise marxista da sociedade.
Marx distingue a forma como os indivíduos e os animais satisfazem suas necessidades, posto que aqueles buscam dominar a natureza. Ao produzir para satisfazer suas necessidades, os homens necessitam se organizar socialmente, ou seja, acabam criando relações sociais. O ato de produzir gera também novas necessidades, que não são, por consequência, simples exigências naturais ou físicas, mas produtos da existência social.
Os resultados do trabalho e da experiência humana são acumulados e transmitidos por meio da cultura. É por meio da ação produtiva (trabalho) que o homem humaniza a natureza e a si mesmo. O processo de produção e reprodução da vida, ou seja, a busca pela satisfação das necessidades básicas, pelo trabalho é a