Trabalho de quimica - materiais e equipamentos
Balança: Balança com visor de cristal líquido, diversas funções programáveis, indicador de estabilidade da leitura, pesagem por suspensão (peso específico, densidade) imediata dispensando pré-aquecimento, indicador, no visor, da capacidade já utilizada da balança. Secção reta longitudinal da base em formato trapezoidal. Sensibilidade: 0,1 g. Carga máxima: 5000 g ou 1000 g.
Aro metálico: Empregado como suporte do funil de filtração simples ou do funil de separação de líquidos não miscíveis entre si.
Balão volumétrico: Utilizado para preparar soluções de concentrações conhecidas (possui um menisco de graduação). Obs. não pode ser aquecido.
Bastão de vidro (baqueta): Serve para agitar facilitando as dissoluções e transferência de líquidos.
Becker: Recipiente utilizado para reações diversas e aquecimento de líquidos. Obs. Deve ser aquecido sobre uma tela de amianto.
Bico de gás: Bico de Bunsen, utilizado no aquecimento.
Bureta: Serve para dar escoamento a volumes variáveis de líquidos. Não deve ser aquecida. É constituída de tubo de vidro uniformemente calibrado, graduado em décimos de mililitro. É provida de um dispositivo, uma torneira, que permite o fácil controle de escoamento. Empregada especificamente nas titulações.
Cápsula de porcelana: Recipiente feito de porcelana; pode ou não ser provido e tampa. Resiste a elevadas temperaturas, sendo utilizado para calcinações (aquecimento a seco muito intenso) de substâncias. Pode ser aquecido diretamente na chama do bico de Bunsen, apoiado sobre o triângulo de porcelana ou tela de amianto.
Dessecador: Objeto que contém em seu interior substâncias que são higroscópicas (absorvem a umidade de outras substâncias). É utilizado quando queremos esfriar ou preservar algum material ou reagente sem absorção de umidade.