Resumo sobre O nome da Rosa
Dirigido por Jean-Jacques Arnaud, o filme se passa num mosteiro beneditino na Itália durante a idade média no ano de 1327. Onde varios monges começaram a aparecer mortos, com os dedos e língua roxos. No mosteiro tem uma biblioteca enorme, e poucos monges tem acesso a essa biblioteca, pois nela ficam guardados os livros ditos como pacaminosos, profanos e não coerentes com a doutrina da Santa igreja.
Um monge franciscano chega a esse mosteiro para realizar certos acordos com a igreja, sobre a riqueza acumulada, e as pessoas que passam necessidades. Mas os acordos começam a perder o foco quando ele começa a ficar inquieto com o caso das mortes no monsteiro, e descobre ter haver com os livros guardados na biblioteca, os quais foram evenenadas suas paginas, para que niguem os lesse e não espalhesse as coisas, julgadas erradas e incorretas encontradas nos livros.
O enredo gira em torno do monge que investiga os casos das mortes, chamado William de Baskerville, que é um ex inquisitor com suas historias passadas, e seu noviço, Adso, que acompanha os ensinamentos do mestre. Ele se apaixona por uma mulher, julgada como bruxa e condenada a fogueira. E indignado com a maldade das punições da Inquisição, ele recorre a ajuda do seu mestre para ajudar a libertar a mulher. Mas o mestre o explica que ela terá que pagar por seus pecados, e que inervir no caso, seria fatal para os dois. E durante isso, eles investigam as causas dos envenenamentos dos monges, as quais os outros julgavam ser obra do demonio, e o fim dos tempos.
William descobre que deve haver varias obras escondidas na biblioteca, e suspeita do envenenamento das paginas, para que todos se mantessem longe dos livros. E um monge superior do mosteiro, prega a todos, que os monges não devem rir, que a comedia é chave para o pecado, e que cabe ao homem normal pecar, e que o riso para o homem, levaria a um afastamento do pensamento religioso. Inclusive a busca incansavel de William é