Resumo sobre o filme "O Nome da Rosa"
Foi realiza no polo de Taguatinga como atividade complementar uma sessão cinema, onde assistimos ao filme O Nome da Rosa.
O tema abordado no filme é o conhecimento.
O filme trata de uma história ocorrida no final do ano de 1327, século XIV, em um remoto mosteiro Beneditino no norte da Itália. Foram para mosteiro alguns padres da ordem Franciscana afim de, participar de um debate juntamente com os Beneditinos mediados por um representante do Papa. Um dos frades franciscanos era William de Baskerville (interpretado pelo ator Sean Connery) que fora acompanhado de seu pupilo o noviço Adso de Melk (interpretado por Christian Slater) que narra os fatos acorridos naquele mosteiro.
Ao chegarem ao mosteiro, Willian percebe que no cemitério fora recentemente sepultado alguém. O abade foi desejar-lhe boas vindas, e William manifestou seus pêsames, o abade deixou transparecer que aquela morte não fora natural, e William que se interessava pela inteligência lógica e pelos filósofos gregos foi convidado pelo abade a investigar discretamente sobre a morte ocorrida. O mosteiro era conhecido por ter uma grande e famosa biblioteca, mas apenas os monges tinham acesso aos livros, dentre aqueles livros tinham alguns raros, inclusive o II livro da poesia de Aristóteles, livro do qual se desenvolve a trama. Ocorrem mais duas mortes no mosteiro, e William que era um ótimo observador, notou que as pessoas que morriam tinham as pontas dos dedos e a língua preta, isso porque o livro estava com as paginas envenenadas para matar aqueles que o lessem. Para ter acesso ao livro Willian que esta sempre acompanhado por Adso, foi à biblioteca à noite e descobre uma charada deixada por um dos mortos, um monge tradutor de grego. Ao acessarem a parte superior da biblioteca descobre que ela é um grande labirinto, ai mesmo nesse labirinto ainda há um lugar secreto que eles conseguem acessar após decifrarem a charada. Por fim um velho monge que não queria que o mundo