Resumo sobre o filme em nome da Rosa
Disciplina: Filosofia
Trevas Espirituais
Por volta do séc XIV, os cristãos passaram por momentos de perseguição religiosa comandada pelo império Romano.
A entrada dos costumes do paganismo e o acesso da igreja de Roma ao poder marcou o início da idade escura.
Nessa época o sistema papal exercia o poder político e religioso em todo continente europeu e toda pessoa que se opusesse às ordens do Bispo de Roma (agora papa) era condenada a sofrer severas punições e até mesmo à morte.
A inquisição na idade média foi algo assombroso, onde deficiências físicas ou mentais eram consideradas maldições e as pessoas eram segregadas ou submetidas a sofrimentos físicos. A prostituição era vista como pecado de feitiçaria, bruxaria e a pena para esse pecado era a morte na fogueira.
Os que se revoltavam contra as regras da Igreja Romana eram perseguidos e mortos.
O Coliseu Romano foi palco de anos sangrentos, onde cristãos eram jogados na arena para serem devorados pelos leões.
A inquisição de santa não tinha nada, pois representou o período mais negro da história da idade média.
A igreja católica não aceitava que pessoas comuns tivessem o acesso aos seus dogmas e tampouco que fossem questionados. Com a intenção de determinar o seu poder sobre o povo, a igreja instaurou a inquisição para punir os crimes contra ela, que nessa época se unia ao poder monárquico.
A pessoa condenada pela inquisição do Sando Ofício geralmente era responsabilizado pelas pestes, terremotos, misérias sociais, sendo entregues as autoridades do estado para serem punidos. As penas variavam desde confisco de bens e perda de liberdade até a pena de morte, muitas vezes na fogueira, uma das mais famosas formas de aplicação de penas.