resumo sobre o Filme Tempos Modernos
Serviço Social
Turma: B-305
Unidade NEI
Macapá-AP, 24 de setembro de 2014.Resumo sobre o filme “Tempos Modernos”
O filme retrata a época da Revolução Industrial, onde os trabalhadores eram vistos como “objetos”, a única coisa que os donos das fabricas realmente se importavam era com os lucros. Podemos citar como exemplo o horário de almoço dos operários, que para eles era visto como prejuízo; então começaram a buscar formas para que os operários trabalhassem e almoçasse ao mesmo tempo, como exemplo para isso no filme Chaplin testa uma maquina que lhe alimenta enquanto ele pode trabalhar (sem muito êxito, diga-se de passagem). Além dos trabalhadores enfrentarem uma carga horaria de trabalho absurda, praticamente o dobro dos dias atuais, e sem nenhum tipo de direito trabalhista garantido por lei.
O filme faz serias criticas sobre o sistema capitalista da época, e ressalta as lutas por melhores salários, por melhores condições trabalhistas e por cargas horarias menores. Sem falar da exploração trabalhista, percebemos também que o filme mostra os grandes investimentos em tecnologia, esta sempre voltada a buscar inovações para que os trabalhadores produzissem mais, em muito menos tempo.
Os proprietários das fabricas sempre tentavam aperfeiçoar seus funcionários a trabalhar em conjunto com as maquinas para fabricarem mais em menos tempo, e dobrando os lucros. Alguns operários enlouqueciam por repetirem varias e varias vezes os mesmos movimentos, por muitas horas seguidas. Já que enfrentavam cargas horarias absurdas de trabalho, para ganhar salários míseros que as vezes mal dava para se alimentarem, pois não recebiam de acordo com as horas trabalhadas, recebiam aquilo que seus patrões resolviam pagar. Como já frisamos antes os donos das fabricas se importavam unicamente com os seus lucros, nada mas que isso.