AD2 Macroeconomia
Esse ano a inflação ultrapassará o teto da meta estipulado pelo Banco Central. De igual forma o crescimento econômico será menor do que o previsto. Ano que vem, qualquer que seja o novo governo, o combate ao crescimento geral dos preços da economia imporá reajustes e sacrifícios à nação. Nessa argumentação, ilustre que tipo de sacrifício seria exemplo do que aprendemos como situação de trade-of na politica econômica? (reestude a aula 1)
Resposta:
O sacrifício citado e conter o nível salarial, para que não haja pressão de custos sobre os preços ou utilizar-se da política de elevação dos juros. Se a inflação é contida pela alta dos juros, por outro lado o crescimento econômico fica comprometido dado que há um desestímulo a investimentos produtivos. No trade-of também conhecido como “cobertor curto”, é preciso priorizar o que se quer, combater a inflação ou fazer o país crescer.
Questão 2.
Considere o Fluxo Circular da Renda e do Produto de uma economia. De um lado há o setor Famílias, em outro as Empresas ou unidades de produção. Onde um empresário ou empreendedor está inserido, nas Empresas ou nas Famílias? Justifique.
Resposta:
O Empresário está inserido em ambos os casos, enquanto representante ou atuante na sua empresa ele gera receita ao PIB, no momento em que ele passa a ser um consumidor junto a sua família ele gera despesa adquirindo bens e serviços.
Questão 3.
O PIB em um determinado ano alcançou a cifra de 150 mil dólares. No ano seguinte, a produção de bens e serviços foi exatamente à mesma do ano anterior, mas o valor do PIB dobrou. Argumente se isso é possível.
Resposta:
Sim é possível, se o PIB aumentou de um ano para o outro e a quantidade produzida de bens e serviços não cresceu, conclui se que, os bens e serviços sofreram aumento.
Questão 4.
Se o País esta em recessão, as empresas estão produzindo com nível elevado de ociosidade de seus recursos e você, ministro da Economia, se vê obrigado a elaborar