Resumo Sobre O Filme Helen Keller
Helen ficou cega e surda aos 19 meses de idade, devido a uma doença diagnosticada como "febre cerebral”. Os pais muito aflitos por não saber lidar com o problema da filha mandaram buscar uma professora por nome Anne que entendia a língua de sinais, quando recebeu a oferta de Michael Anagnos diretor da escola para cegos, para trabalhar como professora de Helen Keller, uma surda-cega, embora não tivesse experiência nessa área, aceitou de bom grado. Anne chegou à casa encontrou Helen Keller pela primeira vez. Anne começou de imediato a ensinar Helen a soletrar pelos dedos. Decifrando a palavra “Boneca” para expressar um presente para Helen que trouxera consigo. A palavra que a seguir ensinou a Helen foi “Bolo”. Embora Helen pudesse repetir estes movimentos com os dedos praticamente não conseguia perceber o que significavam. E enquanto Anne tentava com esforço ajudá-la a perceber, também se esforçava por tentar controlar o mau génio de Helen. Como também a superproteção do pai com a garota que já estava prejudicando o aprendizado e seu desenvolvimento como pessoa. Ele chegou a pedir que Anne desistisse, Porém a Mãe insistia que a Professora continuasse ensinando Helen.
Anne e Helen mudaram-se para uma pequena cabana no terreno da casa principal para tentar e conseguir que Helen melhorasse o seu comportamento. Em particular aos modos de Helen à mesa. Preferia comer com as mãos e dos pratos de todos os que se encontravam à mesa.
As tentativas de Anne para que Helen melhorasse os seus modos à mesa e arranjasse o seu cabelo e apertasse os sapatos, impelia-a com maior frequência a acessos de mau génio. Anne punia estas atitudes recusando-se a “falar” com Helen decifrando palavras em suas mãos. Contudo, após algumas semanas, o comportamento de Helen começou a melhorar formando um vínculo crescente entre as duas. Assim, após um mês de lições com Anne, ocorreu aquilo a que as pessoas da época chamaram um