Ad2 Educa O Infantil
O dia a dia das creches e pré-escolas é repleto de atividades organizadas por educadores que, de um modo ou de outro, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. A organização do tempo nas creches e pré-escolas deve considerar as obrigações relacionadas ao repouso, alimentação, higiene de cada criança, levando-se em conta sua faixa etária, suas características pessoais, sua cultura e estilo de vida que traz de casa para a escola. Assim como o tempo, o espaço também deve ser arranjado levando-se em conta o desígnio da Educação Infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.
Na Educação Infantil a criança tem a propriedade de aprender a brincar com outras crianças, estudando sua imaginação e imitando ações do outro, o que lhe admite conhecer as regras e as práticas culturais de nossa sociedade e o próprio corpo.
A relevância da organização do tempo e do espaço na Educação Infantil é verificada quando compreendemos que estes contribuem para o processo de aprendizagem, para a formação da autonomia, para a estabilidade e segurança emocional da criança.
Conforme Maria Barbosa e Maria Horn (2001), é necessário que haja uma sequência de atividades diárias que sejam pensadas a partir da realidade da turma e da necessidade de cada aluno. Neste momento, é essencial que haja a sensibilidade do Educador para entender a criança como sujeito ativo, reconhecendo as suas singularidades, considerando não somente o contexto sociocultural deste aluno como também o da instituição.
As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica. Ela traduz as concepções de criança, de educação, de ensino e aprendizagem, bem como uma visão de mundo e de ser humano do educador que atua nesse cenário. Portanto, qualquer professor tem, na realidade, uma concepção pedagógica explicitada no modo como planeja suas aulas, na maneira como se relaciona com as crianças, na