Resumo sobre a teoria social de marx
“INTRODUÇÃO AO MÉTODO DA TEORIA SOCIAL”
O presente trabalho foi originado a partir do debate posto por Netto (2009) sobre o Método da Teoria Social analítica proposta por Karl Marx...
O autor apresenta que a questão do método é um dos problemas centrais da teoria social de Marx. Problemas que estão relacionados não só com a natureza teórico-filosofico, mas também a razões ideopoliticas que estão relacionadas ao projeto revolucionário. O autor relata que Marx nunca foi um seguidor da ordem burguesa, buscava, antes de tudo, a verdade a serviço dos trabalhadores e da revolução socialista.
Marx iniciou sua trajetória teórica em 1841 ao se doutorar em Filosofia, mas ao se confrontar com a filosofia de Hegel sob influência materialista de Feuerbach ele começa revelar seu lado pensador original. Provocado pelas formulações de Engels, acerca da economia política, Marx começa a direcionar suas pesquisas para analise da sociedade moderna, fundada no modo de produção capitalista.
A teoria social de Marx basea-se em três forças do pensamento moderno: a filosofia alemã, a economia política inglesa e o socialismo francês.
Para Marx, a critica do conhecimento acumulado consiste em trazer ao exame racional tornando-os conscientes os seus fundamentos, os seus condicionamentos e os seus limites. Analisando a sociedade burguesa, ele tinha como objetivo descobrir sua estrutura e a sua dinâmica. Nesta analise foi-se formado o processo de elaboração teórica, no qual Marx foi determinando o método eficaz para o conhecimento verdadeiro da realidade social. O autor conclui que o método de Marx resulta de uma