Orcamento empresarial
- Estimar os recursos associados aos planos Para execução de um plano, temos que conhecer todas as etapas desse plano, assim como os recursos necessários para cada etapa do plano. Então, devemos saber o que vamos usar, possibilitando a percepção dos recursos disponíveis, dos não disponíveis, do grau de dificuldade de obtenção de todos os recursos e seus dispêndios financeiros.
Estabelecer um plano de investimento Plano de investimento costuma ser confundido com o 10 próprio orçamento. Essa é uma etapa do planejamento financeiro que destina valores a serem aplicados, os prazos de aplicação ou liberação de recursos. Esse plano terá como referência os objetivos traçados no planejamento estratégico.
Desenvolver um plano de produção O processo de produção pode ser estruturado de acordo com os objetivos de competitividade de uma empresa. A definição desses objetivos é direcionada pelo mercado e deve pensar em itens como:
• produção puxada; • produção empurrada; • priorizar: qualidade – custo – flexibilidade – custo – confiabilidade.
Essas definições darão um direcionamento para programar o que fazer, quando fazer, como fazer, com que recursos fazer, etc.
O Planejamento empresarial é um processo contínuo, que visa especificar um estado futuro desejado para a empresa e estabelecer as etapas intermediárias e cursos de ação necessários para o cumprimento das Diretrizes Básicas e das Metas definidas pelo Conselho de Administração/Presidência.
O orçamento é a tradução, em termos monetários, do planejamento das atividades da empresa, sendo retratado, de forma integrada, sob os aspectos econômicos e financeiros. As premissas para a elaboração do orçamento são: - A meta de lucro; - Conjuntura macro – econômica; - As políticas empresariais e setoriais; - As metas