Resumo sobre a Teoria dos vetores
Vetor é um símbolo físico-matemático utilizado para representar o módulo, a direção e o sentido de uma grandeza física vetorial. Parece ser bem complicado, mas na realidade é uma coisa bastante simples.
O QUE É VETOR Vetor (do latim vector = condutor), como já dissemos é um instrumentos usado, principalmente pela física, que reúne "dentro de si" três informações sobre um corpo ou um móvel.
MÓDULO (intensidade, número real não-numérico)
SENTIDO
DIREÇÃO Os vetores são representados por qualquer letra e por uma seta desenhada por cima da letra, como . O módulo deste vetor é representado pela letra que representa o vetor, porém sem a seta em cima,v, ou então pelo símbolo do vetor entre os sinais matemáticos que representam módulo, ||.
VETORES IGUAIS E VETORES DIFERENTES Este é outro item muito importante para entendermos, definitivamente, um vetor.
Para que dois vetores sejam iguais eles, necessariamente, precisam possuir módulos, sentidos e direção iguais. Por exemplo:
Os vetores acima são iguais, pois possuem as três informações, que constitui um vetor, iguais.
Se tivermos dois vetores que possuem módulos e direções iguais, porém sentidos diferentes, dizemos que que estes vetores são diferentes e opostos. Por exemplo:
Estes dois vetores são diferentes, pois possuem a mesma direção (horizontal), o mesmo módulo, porém o sentido contrário e opostos.
CÁLCULOS COM VETORES
Agora que já sabemos tudo o que é importante sobre um vetor, iremos aprender a trabalhar com eles. Alguns dos cálculos que iremos analisar necessitará das lembranças que possuímos sobre trigonometria
ADIÇÃO DE VETORES
Quando executamos uma operação com vetores, chamados o seu resultado de resultante . Dado dois vetores = A - O e = B - O, a resultante é obtida graficamente trançando-se pelas extremidades de cada um deles uma paralela ao outro.
Em que é o vetor soma. Como a figura formada é um paralelogramo, este método é