COLIS ES
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
FERNANDO CARDOSO DE MENEZES
MÁRCIO PONCIANO DOS SANTOS
COLISÕES
Disciplina: Laboratório de física a
Turma: n2
Professora: suellen maria valeriano novais
SÃO CRISTÓVÃO
2011
1 - Introdução
Colisão é qualquer vigorosa interação entre dois corpos com uma duração relativamente curta. Geralmente, esta força é tão forte que os corpos sofrem uma deformação momentânea no ponto de contato, além de alterarem a direção, o sentido e o módulo de suas velocidades.
No estudo das colisões, uma grandeza física se destaca pela sua importância: momento linear (também conhecido como quantidade de movimento), que é definido como o produto da massa “m” de um corpo pela sua respectiva velocidade (sendo representado por ),ou seja:
Um dos princípios básicos no estudo das colisões é o “Princípio da conservação do momento linear”, onde as quantidades de movimento total inicial e final devem ser as mesmas (em qualquer colisão de dois corpos), o que significa que:
Partindo desse princípio, podemos classificar as colisões em três tipos diferentes, especificando um único número chamado de coeficiente de restituição, que representa a razão das velocidade relativas antes e depois da colisão:
-Elástica: Na colisão, tanto a energia cinética, quanto a quantidade de movimento no sistema, são conservadas. Coeficiente de colisão igual a 1.
-Inelástica: Na colisão, a energia cinética do sistema será praticamente dissipada, conservando apenas a quantidade de movimento. Neste caso, os corpos ficam juntos após a colisão. Coeficiente de colisão igual a 0.
-Parcialmente Elástica: Na colisão, a quantidade de movimento é conservada, onde parte da energia cinética perdida é transformada em outros tipos de energia. Coeficiente de colisão entre 1 e 0.
2 – Objetivos
Os principais propósitos desta experiência é aprender a