Resumo sobre a riqueza do homem
Estuda a evolução do Capitalismo e até onde pode chegar.
O dinheiro quando empregado obtendo lucro transforma-se em capital.
Capitalistas geram fontes de produção, trabalhadores vendem sua mão de obra.
A exploração da Mão- de- obra antes do capitalismo, já era existente.
Mas no século XVI acontece a busca pelo lucro, trabalhadores donos de suas terras “camponeses” não se sentiam obrigados a trabalhar até q chegado um tempo começou a necessidade do arrendamento destas terras, causando uma dependência do trabalho assalariado para obter sustento, ou seja, aumento da produção industrial e diminuição do trabalho manual.
Mudanças acontecendo, trabalho, economia e investimento tomam novos sentidos.
Essas transformações geraram uma Revolução industrial a agricultura, transporte a máquina a vapor foi um fator importante para agilizar o processo Fabril. O progresso da agricultura trouxe melhor alimentação e menos mortalidade contando também com a evolução da medicina.
A Revolução trilhou um caminho onde o transporte tinha que acompanhar através de melhorias em estradas e etc. Ampliou forças no mercado interno quanto no mundial.
Após a Revolução industrial o trabalho abusivo e o descontentamento dos trabalhores surgiram com o crescimento industrial, as máquinas tornaram-se inimigas do homem reduzindo as funções e salários, aumentando as demandas onde os capitalistas transformaram homens em instrumentos.
Burguesia e proletariados se desentendem. Adam Smiths observador confirmava que o governo criava leis no qual assegurava o rico do pobre.
Mas o direito do voto era uma nova luta, sindicatos surgem, porém oprimidos sofrem repressões, e só colheram os frutos posteriormente quando do Adam Smiths, fundador da escola classista, cita teorias das necessidades do homem de negocio da época e as políticas empregativas, um livro de receita ensinando patrões a ligar com seus empregados.
Outros escritores da época levantaram