Resumo sobre a carreira de Pablo Picasso
No ano de 1881, no dia 23 de outubro, nasce no Sul da Espanha em Málaga Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de La Santíssima Trinidad Ruiz y Picasso, primeiro filho de José Ruiz Blasco, professor de desenho e Dona Maria Picasso Lopez.
Em 1892, com apenas dez anos, Picasso passava na prova de admissão da escola de Belas Artes cidade da Corunha no Norte de Espanha, onde o seu pai lecionava.
Seu pai lhe transmitiu os primeiros passos para o desenho, fornecendo pincéis para pintar a óleo
Desde criança usava como temas em seus desenhos, imagens de pombas, touradas e auto-retratos, que foram recorrentes nas suas obras.
Com 13 anos já ilustrava em jornais desenhos e caricaturas, assinando como P. Ruiz.
No ano de 1895, Pablo ingressa na escola de Belas-Artes, concluindo sua primeira obra acadêmica intitulada “Primeira Comunhão", onde a modelo era Lola, sua irmã. Dois anos depois começa a estudar na Academia Real de São Fernando, em Madrid, porém, as aulas o aborreciam. Picasso, considerava as orientações da academia muito conservadoras para o que pretendia e o abandonou para desgosto do seu pai preferindo vagar pelas ruas observando as pessoas e estudando as pinturas dos artistas barrocos no museu do Prado.
Passou a frequentar Cafés onde conheceu Artistas Modernistas, juntando-se com eles, começou a desenhar muitas cenas de ruas, observando a pobreza nos bairros mais pobres da cidade, touradas, retratos e esboços de amigos, este período foi chamado de fase azul, onde mostravam sua tristeza em relação aos pobres, foi uma fase muito difícil para Picasso.
Em 1900 viajou a Paris para visitar a Exposição Universal que exibia uma de suas obras, chamada “Últimos Momentos”
No ano de 1904, passa pela fase rosa, uma época de alegria em sua vida, no qual em suas obras as cores em vermelho, rosas suaves e várias cores claras aparecem, onde se apaixonou por Fernand Olivier.
Picasso, sempre foi um homem