Geometria da arte
Denise Gesser Bugmann
Valéria Silva da Conceição
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais (ART - 5041) – Trabalho de Graduação
20/09/12
RESUMO
Esse trabalho irá abordar além da arte em sua trajetória através da história, também a possibilidade de buscar através da geometria exata, características artísticas. Será tratado do estilo cubista com as obras do artista Pablo Picasso, e do abstracionismo geométrico com o artista Piet Mondrian, que também participou da arte cubista. Tem por objetivo, mostrar a relação entre os mais variados estilos artísticos que podemos encontrar no mundo estando inseridos no mundo matemático. Nesse contexto, o enfoque está no papel fundamental que tem a arte na história da humanidade.
Palavras-chave: Arte. Geometria. Estilos
1 INTRODUÇÃO
Durante a trajetória que a arte percorreu e ainda percorre, através dos fatos históricos, são inúmeros os períodos e estilos que optaram em trazer para a arte estudos científicos. No período do Renascimento ou até mesmo na Grécia antiga, os estudos de proporções humanas, necessitaram de subsídios científicos para culminar no trabalho da obra prima.
Na escola não é difícil perceber que o valor dado a disciplinas exatas, como a Matemática e a Física, recebe uma “importância diferenciada”, da disciplina de Arte que faz parte das linguagens. É importante frisar que a arte não teve durante muito tempo um espaço pedagógico que lhe atribuísse sua verdadeira importância e que muitas vezes os próprios educadores que trabalhavam com a disciplina de arte, muitas vezes sem nenhuma qualificação, permitiram que delimitassem a ela uma posição inferior. Neste trabalho tendo abordar um pouco do que é trabalhado em arte em nossas escolas, mesclando ao trabalho do conhecimento técnico. É claro que sem perder a característica artística tão fundamental a disciplina.
2 CONSIDERAÇÕES SOBRE ARTE
Ninguém