Resumo sobre tg
Fatores que afetam as curvas termo analíticas
Fatores instrumentais:
a) Razão de aquecimento: a razão de aquecimento pode deslocar os eventos, para temperaturas maiores ou menores; o aumento na razão desloca os eventos térmicos para temperaturas mais altas já a sua diminuição pode deslocar os eventos para temperaturas mais baixas; bem como influenciar no número de etapas de decomposição térmica, causar variações nos valores de perda de massa, induzindo a erros quando se pretende definir a estequiometria de uma dada espécie. A escolha inadequada da razão de aquecimento pode influenciar significativamente nos resultados de variação de massa determinados a partir das curvas TG/DTG. A razão de aquecimento, também pode influir na maior facilidade de detecção de compostos intermediários.
b) Atmosfera de forno: esta depende de fatores como o tipo de reação, a natureza dos produtos de decomposição térmica, e o tipo de atmosfera empregada. O efeito da atmosfera do forno sobre as curvas TG/DTG depende do tipo de reação da natureza dos produtos formados e tipo da atmosfera empregada. A escolha de um gás reativo ou inerte, sua pressão, e se a atmosfera vai ser estática ou dinâmica dependerá das características da amostra ou tipo de estudo. De maneira geral, as curvas TG/DTG são obtidas sob uma atmosfera dinâmica. Esta tem a função de proteger o compartimento da balança dos voláteis liberados durante a decomposição térmica da amostra, e evitar a condensação desses produtos nas partes frias do sistema, principalmente na haste de sustentação do conjunto formado por estribo e cadinho.
C) Composição e geometria do cadinho : a utilização de cadinhos de forma alta ou baixa, com diferentes capacidades, pode alterar o perfil das curvas TG/DTG, devido à diferença de empacotamento da amostra. No entanto, independente da condição empregada o percentual de perda de massa deve ser o mesmo.
Características da amostra:
a)