resumo sobre Taylor
Resumo do livro: “Princípios de Administração Científica”, de Frederick Taylor
Frederick Winslow Taylor, natural de Filadélfia, teve seu início no mercado de trabalho sendo operário e técnico em mecânica, e mais tarde veio a formar-se em engenheiro mecânico. É considerado o "Pai da Organização Científica do Trabalho" por propor a utilização de métodos científicos na administração de empresas, tendo foco na eficiência e eficácia operacional na Administração Industrial. Provinha de uma família pertencente à classe média, não era rica, mas não chegava a ser pobre. Seus antepassados eram “quacres” (Ingleses), e sua mãe era descendente de uma família puritana que chegou à América no “Mayflower”. Por arruinar sua vista nos estudos, Taylor foi obrigado a desistir da idéia de estudar e entrou numa oficina mecânica perto da sua casa.
Como naquela época os negócios estavam difíceis, Taylor foi começou como operário, e mais tarde aos vinte e dois anos, conseguiu um emprego nas oficinas de construção de máquinas Midval Steel Company. Contando com a sorte, o contador da firma foi demitido e Taylor passou a ocupar tal cargo provisoriamente e depois definitivo. Porém, transferiu-se para torneiro, por apresentar maior rendimento que os outros. E teve destaque como mestre dos tornos.
Todavia, quando foi promovido a chefe da seção, o esgoto entupiu-se. Fred ordenou um grupo de trabalhadores que limpasse o esgoto. Entretanto, os mesmos não tiveram sucesso e argumentaram que seria necessário abrir uma vala a descoberto, o que iria ocasionar na paralisação do serviço da fábrica por dias. Foi aí que Taylor decidiu limpar o esgoto, e quando encontrou a causa da obstrução, removeu-a e voltou do esgoto todo sujo, mas vitorioso.
Os patrões procuravam obter lucro máximo na hora de fixar o preço da tarefa, em contrapartida, os trabalhadores procuravam ganhar ao fazer parecer que não havia como produzir determinada quantidade de